01
Mar 09
publicado por hoogavermelho, às 19:22link do post | comentar

 

Soares Franco, presidente do SCP, tem aparecido ao lado de PC, sentados na tribuna presidencial do Alvalade XXI.
Recentemente, o presidente do Marítimo queixou-se ressentido porque, dizia ele, só Pinto da Costa merecia ir sentar-se na tribuna presidencial, acusando Franco de discriminação.
 
Há gente que tem sublinhado enfaticamente que as duas colectividades em causa já desenvolvem há largos anos as relações de amizade desportiva que se conhecem no presente. Precisamente desde a celebração do acordo entre Roquette e Pinto da Costa, denunciado por João Rocha, este também um antigo presidente do SCP, como muito prejudicial para o Sporting.
Um acordo que só teve um breve hiato. Foi quando Dias da Cunha se zangou com Pinto da Costa, a quem chamara antes de seu professor, mas que depois apelidara de perigosíssimo.
Naturalmente, pouco tempo Dias da Cunha gozou da presidência do Sporting, depois de tamanho descaramento!
Salienta essa mesma gente que as relações entre os dois clubes não se têm restringido aos gestos de cortesia, mas abrangido ainda, com relevo especial, negócios entre jogadores de ambos os emblemas.
Relembram, no essencial, o negócio Postiga e a troca Diogo Viana.
 
Os mais cépticos, porém, pensam de modo diferente e assim o têm denunciado.
Esse tal acordo, acrescentam estes, consagra a dominação do Sporting pelo FCP, como primeiro e maior satélite, preconiza a eliminação do Benfica, a atribuição do bolo ao FC do Porto e a entrega das migalhas ao SCP.
Logo, contestam o presidente do Marítimo. Para estes cépticos, não teria sido Pinto da Costa a convidar Franco, mas o inverso?!
 
Dizem eles também que a questão dos negócios de jogadores entre ambos não é bem aquilo que alguns pensam!
O negócio Postiga foi a maneira mais fácil de o FCP conseguir clube que pagasse o ordenado por inteiro a um jogador que nunca lhe interessou e que só lhe tinha arranjado uma trabalheira todos os anos para descobrir quem lhe aliviasse a contabilidade. 
E ainda recebeu algum!...
Paralelamente e em consonância duplamente compensatória, vão mais longe as más línguas, pois falam que Pinto da Costa terá alcançado uma forma mais lisonjeira de ficar com os talentos da academia sportinguista, famosos em todo o mundo, sem ser à má fila, como aconteceu umas décadas antes com Paulo Futre.
Mas o caso Paulo Futre situou-se nos prelúdios do reinado de Pinto da Costa, que quis desde logo deixar bem vincada a sua marca e mostrar a todos quem é que, a partir daí, passava a mandar no futebol português!
 
O FCP de Pinto da Costa nunca dorme, nem perdoa uma!
Se oferece ao seu satélite número um a migalha da final da taça da cerveja, com as suas reservas de vários milhões, mesmo levando uma goleada, o troco havia de chegar … e chegou!
Antecipa-se o jogo entre os dois para não dar descanso ao SCP, com o argumento de um outro jogo poucos dias depois! Um outro jogo de que já fora pedido adiamento!
Pelo meio, aparece a desculpa esfarrapada do professor, agora o nomeado porta-voz e moço de recados, a dizer que só depois da antecipação de um houve a confirmação (oficial) do adiamento do outro!
Como se alguém duvidasse de que o adiamento se não com concretizaria!
Como se toda a gente não soubesse que o adiamento seria concedido!
 
Este episódio – mais um servido à Pinto da Costa – veio colocar as cúpulas do Sporting em ebulição.
Ribeiro Teles, vice-presidente da direcção, acusa o FCP de má-fé, insurge-se, barafusta!
Franco faz ouvidos moucos e não perde o poleiro, quer aparecer repimpado ao lado do mestre!
Rogério Alves, presidente da Assembleia-Geral, grita bem alto que não estará presente no Dragão, como forma de protesto!
 
Já não chegava este desassossego, eis a notícia de que Soares Franco é arguido por crime de burla. Ora, esta notícia só vem dar razão a Franco!
Afinal, por que motivo não podem estar dois arguidos lado a lado?!
 
 
É neste cenário surrealista que aprece uma crónica de Alexandre Pais. Ilustre Director do jornal Record e, segundo dizem, sportinguista de gema, com o título «o leão não é burro»!
 
Como Benfiquista de alma e coração, não me apoquentam minimamente estas cobranças à moda Pinto da Costa, feitas ao serviente Sporting. Elas são sobejamente conhecidas, só cai nelas quem é … ia a dizer burro, mas Alexandre Pais escreveu com todas as letras que o leão não é burro!...
 
Assim, não sei em que ficar!
Ah! Já sei!
O leão não é burro!
Felizmente para o Benfica, o leão é um asno!

Eu gostava era de os ver sentados em Custóias com um fatinho às riscas e a ver futebol aos quadradinhos!
Sim, asno é o adjectivo mais que adequado, para designar estes verdes submissos.
Marciano a 1 de Março de 2009 às 20:39

Parabéns, excelente texto. Conforme a prosa de Pais no jornal O Record , não chamaria de Burro nem Asno ao Sporting, antes de típico "Chico Esperto Luso". Entre ficar de fora ou andar às "migalhas" do FC ) Porto, prefere assumir uma postura de vassalagem. Assim e apesar de se ajoelhar sempre que o mandam o Sporting vai recebendo uns cêntimos uns jogadores e outros favores. Só não sabe quem não quer conforme um antigo dirigente do Porto admitiu que desde à época Pedroto que a táctica de PC era aliar-se ao Sporting tentando assim fragilizar o Benfica deixando o Sporting de fora sem este se aperceber.
Carlos a 1 de Março de 2009 às 21:13

Caro e Glorioso Vítor Sérgio,

Os meus cumprimentos.
Venho responder-lhe ao seu blogue pela consideraçao que me merece um Benfiquista que me tem merecido atenção, como é o caso do ilustre companheiro aqui no blogue.
Creio que até tem uma foto algures, não sei se neste blogue ou noutro.
Não tenho tido disponibilidade de Net, nem de computador, por isso tenho alguma dificuldade de acesso , mesmo até ao Antitripa.
Estou a escrever-lhe de uma máquina emprestada por algumas horas e é com satisfação que vejo mais um Benfiquista que passou e tem ligaçoes a estas terras da Beira Alta.
O Antitripa é um baluarte especial na defesa do Nosso Benfica. Costumo dizer que é da pesada. Da linha dura. Mas tem de ser!
Gostei das suas palavras de apreço, e já sabe, sempre ao seu dispôr como qualquer Beirão de gema. Sou viseense e por cá vivo.
Vou colocar-lhe o meu e-mail no caso de querer enviar-me alguma mensagem.
Saudações Gloriosas.
TUDO PELO BENFICA!!!
GRÃO VASCO a 1 de Março de 2009 às 23:40

Caro GRÃO VASCO
Eu não sou glorioso. Glorioso é o nosso Benfica.
De qualquer maneira, obrigado pelo elogio que estou muito longe de merecer.
Eu nasci na fronteira entre a Beira Alta e a Beira Litoral, junto ao Mondego e muito perto da Foz do Dão, isto é, onde o Dão tinha a foz e onde existia, por isso, a povoação Foz do Dão. Eu nasci do lado sul dessa foz, pertinho da Barragem de Aguieira.
O Antitripa é um blogue que eu sigo com o blogue que tenho no Google, mas está quase desactivado. Aliás, passei todos os textos de lá para este. Só que não consigo seguir o antitripa com este blogue na sapo. Já tentei, mas certamente é porque não sei mais, pois eu sou um autodidacta destas coisas.
O meu blogue do Google, onde tenho fotografia, é www.coracaoencarnado.blogspot.com. Mas, como lhe disse, passei todos os textos para este.
Só raramente vou agora a Viseu porque vivo há uns anos a cerca de 200 a 250 Km.
Mas algum dia pode calhar.
O caro GRÃO VASCO, digo-lhe já, vive numa cidade e numa região onde, pelo menos nos tempos mais antigos, havia imensos "lagartos".
Saudações Benfiquitas
Vitor Sergio

mais sobre mim
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
14

15
16
17
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
2009

2008

links
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO