23
Jan 09
publicado por hoogavermelho, às 08:21link do post

Quis a fortuna que ao nosso papagaio saísse uma gaiola com dois casebres. Dois casebres em conexão de colateralidade siamesa, umbilicalmente ligados nos propósitos e nos afazeres. Um dos casebres é implantado num certo canal, por mercê do segundo. Como é das regras, se houver temporal, o desvario da enchente arrasa com facilidade tudo o que se encontre no canal, tanto quando ele é afunilado e de tão pouca visibilidade. A consequência é que, com a enxurrada, o nosso papagaio é enxotado no rodopio das “águas doidas”.
Não interessa o que o nosso papagaio faça neste casebre, se reverências mordomeiras e salamaleques, se outros entreténs. Não se tem conhecimento de bicadas ou papagueio asneirento … porque não se roda o botão e se perde tempo.
O casebre conexo, pagadoria da mercê daqueloutro, é um cantinho on line, em solitária, bem isolado na sua diligência canora. Agora, sim, sua incumbência é a bicada eterna e o papagueio, tantas vezes do disparate. Sua devoção ou obrigação é exibir sua néscia vocação e bicar sua pedantice num burlesco teleguiado pela rédea intrínseca da gaiola. Ninguém se ilude, nem neste casebre o nosso papagaio é liberto.

Papagueia o nosso papagaio, acerca da “Benfica TV” e das suas virtudes, que não assimilou, esta frase lapidar:

«o Benfica actualmente recebe … 9,2 milhões de euros, por ano, da Olivedesportos, pelos direitos televisivos dos seus jogos, em casa, a contar para a Liga Sagres».

Ufano de seu invento, imaginário e delirante, acrescenta em idílico canoro:

«de acordo com o site “Futebol Finance”».

Desta premissa, (falacciosa), parte para a sua infinda colecção de contas e continhas, demonstrações e demonstraçõezinhas, do nada e de coisa nenhuma, num alarde, como fez questão de ripostar, de que de contas percebe ele!…
Pois bem, da sua algaraviada papagueadora só o número está correcto e nem sequer na sua formulação escrita: “9,2 milhões de euros”.
A frase “inspiradora” do site “Futebol Finance” é a seguinte, transcrevemos:

« SL Benfica (Portugal) - 9.200.000 €»

E vem precedida da frase, que também transcrevemos:

«O Futebol Finance acrescenta uma lista comparativa de receitas de direitos televisivos entre o Benfica e alguns dos maiores clubes Europeus na temporada de 2006/2007.»

Tudo isto a propósito de uma entrevista ao jornal “Público”, dada por Domingos Soares Oliveira, que o site em causa noticia sobre o título:

«Administrador da Benfica SAD analisa gestão do clube»

O site “Futebol Finance” resume esta entrevista de DSO em vários pontos. Transcreve-se o primeiro:

«Os direitos TV do Benfica estão vendidos até à época de 2012/2013 por 7,5 milhões de Euros por ano, mais um prémio de assinatura no valor de 500 mil Euros.»

A conclusão, vistos os factos, é a de que o nosso papagaio se fartou de inventar e asneirar, dando livre curso ao seu imaginário virtual.

1. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «actualmente»;
2. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «por ano»;
3. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «da Olivedesportos»;
4. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «seus jogos, em casa»;
5. É falso que o site “Futebol Finance” tenha escrito «a contar para a Liga Sagres».

Na época de 2006/2007, o Benfica disputou jogos particulares, vendendo direitos televisivos. Disputou a Liga dos Campeões, recebeu direitos televisivos. Disputou a Taça UEFA até aos quartos de final, vendendo direitos televisivos. Disputou a Taça de Portugal e a Taça da Liga, recebeu direitos televisivos. E disputou a Liga Sagres e recebeu mais direitos televisivos.
De resto, se o nosso papagaio tivesse tido o cuidado de dar uma simples piscadela ao relatório e contas do período anual em causa (2006/2007) teria verificado que o Benfica recebeu de direitos televisivos, só da Liga dos Campeões e da Taça UEFA, 1,145 M€.

É público, toda a gente o sabe, que o Benfica é, dos três chamados grandes, o que, actualmente, menos recebe de direitos televisivos da Olivedesportos. E isto porque é o contrato que vigora há mais tempo e, em especial, porque o Benfica se tem recusado a prolongá-lo pelos valores oferecidos e a Olivedesportos se tem recusado a aumentar a oferta para valores razoáveis. O Benfica exige apenas aquilo a que tem direito! É o Benfica que capta audiências, com tudo o que de proveitos extra isso implica. Se o nosso papagaio não sabe, pergunte a um dono de café quando é que ele à noite tem a casa cheia. E veja também os quadros audiométricos que o jornal “O Benfica” publicou há pouco, pela pena desse enorme Benfiquista Alberto Miguéis e que acima se encontram na figura.
Esperemos que o nosso papagaio analise bem o documento e que não saiba só fazer contas…

O nosso papagaio nem sequer é muito “sofisticado”. Só com muita fé e devoção é que tem prosélitos que acham piada às suas traquinices. Tirando, é óbvio, aqueles para quem ele papagueia, os adeptos do clube corrupto condenado por tentativa. De resto, mostra todo o seu pedantismo quando elogia a Olivedesportos e a Sporttv. É nauseante mais esta asneirola do nosso papagaio:

«Para aumentar as receitas de televisão, o que o Benfica tem que fazer é ter respeito por quem até agora tem pago ao clube por esses direitos, que foram muitas vezes negociados em alturas em que o Benfica muito precisava. Nessa altura o dinheiro serviu.»

O nosso papagaio não “sabe” que a Olivedesportos foi a “casa do prego” do futebol português e, tal como todas as “casa do prego”, o maior usurário no reino da bola. Muito menos sabe quando é que um negócio é usurário. E é tão fácil! Por força da lei, o negócio é usurário, …

«… quando alguém, explorando a situação de necessidade… de outrem, obtiver deste, para si ou para terceiro, … a concessão de benefícios excessivos ou injustificados».

O nosso papagaio, que se pavoneia de saber fazer contas, investigue quanto ganha a Olivedesportos ou a SportTV (que é o mesmo) com os direitos televisivos dos clubes portugueses. Socorra-se do seu citado site do “Futebol Finance”. Veja quanto paga a Olivedesportos a todos esses clubes. Mas veja tudo, não apenas o que lhe interessa. E depois faça e apresente as contas dos ganhos, direitinhas!...
E explique por que razão a Zon TV Cabo boicotou, durante três anos, o aparecimento da Benfica TV. Os papagaios, regra geral, são uns marotões com as suas garçolas repenicadas. Mas não consta que sejam assim tão ingénuos…

A liberdade, fundamento imprescindível da democracia, é a essência do Benfica. Só pode ser Benfica quem for democrata e … livre! O nosso papagaio foi colocado numa gaiola. Ou solta a rédea … e perde o poleiro do casebre do tal canal… e até pode vir a ter um pouco de Benfica, ou mantém-se prisioneiro e não lhe resta mais do que papagaiar loas e reverências aos inimigos do Benfica, papel que, até agora, tem desempenhado em harmoniosa sintonia canora.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
16

18
19
21
22
24

25
27
28
29
30
31


arquivos
2009

2008

links
pesquisar neste blog
 
subscrever feeds
blogs SAPO